Exposição

O Museu do Futebol é sucesso de público e consagrou-se por apresentar o futebol de forma inovadora e criativa, como expressão cultural no Brasil. Conteúdo e tecnologia uniram-se para proporcionar aos visitantes uma experiência que estimule os sentidos e valorize a memória afetiva do esporte mais popular do país. A exposição Museu do Futebol na Área propõe tornar essa experiência acessível para um público ainda maior.

Agradecemos aos patrocinadores e apoiadores da Exposição Museu do Futebol Na Área por onde já passamos:

Piracicaba, SP – 15 de agosto a 20 de setembro de 2015
Patrocínio: IBM e SAMSUNG Apoio: EPSON, SISEMSP, Prefeitura de Piracicaba, Secretariaria Municipal de Educação de Piracicaba, Ação Cultural, SELAN

Taubaté, SP – 30 de setembro a 1 de outubro de 2015
Patrocínio: IBM e SAMSUNG Apoio: EPSON, SISEMSP e Prefeitura de Taubaté

Santos, SP – 12 de janeiro a 10 de abril de 2016
Patrocínio: IBM, SAMSUNG e ITAÚ. Apoio: EPSON, SISEMSP, A TRIBUNA DE SANTOS, MUSEU PELÉ, PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTOS, SANTOS FUTEBOL CLUBE

> A exposição é composta por sete módulos, para os quais selecionamos imagens e narrativas que mostram a razão de o futebol ser mais do que um jogo: está presente no desenvolvimento de nossas cidades, na nossa língua e em nossos costumes, valorizando nossas identidades.

Os módulos que podem formar diferentes formações, conforme o espaço que abrigar a exposição. Seis são recortes da Exposição de Longa Duração do Museu, com algumas adaptações. Um módulo novo, Versus, foi criado especialmente para o projeto.

 

Entrada: “Treino é treino, jogo é jogo!”

Didi, capitão da Seleção Brasileira na Copa de 1958, dá o tom: é pra valer! Um vídeo mostrará uma visita ao Museu do Futebol do ponto de vista do visitante. Uma imersão nas entranhas do Estádio do Pacaembu, de onde se inicia a jornada rumo ao tour paulista.

 

Origens

A trajetória começa com Charles Miller quando traz o futebol ao Brasil no final do século XIX, e vai até os primórdios da profissionalização do esporte e da aceitação de atletas negros e mestiços nos clubes, a partir dos anos 1920. O grande craque deste período foi Arthur Friedenreich, mestiço, neto de alemães. Imagens mostram dos barões do café ao povo mais humilde que conquistou para si o futebol… e o reinventou!

O visitante vai se surpreender com uma seleção de fotos sobre o início do futebol na cidade que vai receber a exposição. A pesquisa enriquecerá o acervo de referências do Museu do Futebol.Veja mais da história de Piracicaba aqui

 

Números e Curiosidades

Futebol é número. Número de gols. Regras. Os maiores e os menores. Um almanaque para ver, sentir, participar. E discutir… Tudo pode ser bola e o futebol se multiplica: da torcida ao botão, do pebolim à pelada de rua, futebol é, sobretudo, diversão! Assim como na sala Origens, criamos placas com curiosidades e recordes locais!

  

 

 

 

 

 

 

 

 

Gols

Qual o gol mais bonito do futebol brasileiro? Na imensidão de opções, escolha apenas um: aquele que foi o mais importante na sua vida. Vinte e sete personalidades deixaram suas escolhas registradas no Museu do Futebol. Ouça aqui algumas narrações:

Rádio

Que gol você quer ouvir? O narrado por Ary Barroso nos anos de 1940 ou por Osmar Santos quatro décadas depois? Escolha pelo nome do seu locutor preferido ou pela época em que o gol aconteceu, participando assim da homenagem ao rádio, sistema que ajudou a unir o Brasil e o coração dos torcedores.Ouça aqui algumas locuções

Copas do Mundo

Da criação do mais importante campeonato de futebol, em 1930, ao inesquecível “7 a 1”, vibre com os gols mais marcantes das Copas do Mundo. Viaje pelos grandes acontecimentos culturais e políticos da história mundial e relembre: o que você fazia nas finais das Copas do Mundo?Um novo vídeo foi preparado para recontar a história do mais importante campeonato mundial.

Versus

Convidamos o artista Tadeu Jungle, que reeditou sua instalação Versus especialmente para essa exposição. Viva a emoção do clássico Palmeiras e Corinthians de um ponto de vista inusitado e surpreendente!

VERSUS – Making Of